Atividade lúdica/ Setor de Pediatria/ Serviço de Psicologia-HC.
A Psicologia Hospitalar no Setor de Pediatria.
O Psicólogo Hospitalar no setor de pediatria, além de conhecimentos teóricos e práticos, precisa ter habilidade sobre o brincar, garantindo um espaço lúdico.
A brincadeira é muito importante também no processo de adoecimento, em que este acontecimento pode causar uma ruptura sobre seu desenvolvimento.
Muitas crianças com doenças crônicas, precisam ficar por diversas internações, trazendo dificuldades em suas atividades do cotidiano.
Neste sentido, sobre processo de internação e adoecimento, são importantes que sejam promovidas às crianças momentos de brincadeiras e atividades pedagógicas, buscando minimizar os impactos traumáticos e promoção de um espaço mais humanizado.
“O brincar então é sempre uma atividade criativa, na medida em que à falta se acrescenta uma nova construção, via simbólico. Recordemos aqui a metáfora de Freud sobre os devaneios: sobre os pilares antigos (passado, desejo) é erguida uma construção moderna (futuro), com o material presente (o brinquedo) [...] (ROZA e REIS, 1997, p. 83)”.
ROZA, E. S. & REIS, E. S. (1997). Da análise na infância ao infantil na análise. Rio de Janeiro: Contracapa. (Trabalho original publicado em 1994).